top of page

Estilo Escandinavo Para Inspirar!

O Design Escandinavo vem se tornando uma grande tendência, já podemos ver nas redes sociais como este estilo já está popularizado na moda com cores e recortes minimalistas e agora dentro de casa também, trazendo tons neutros e formas orgânicas, brincando com as texturas da madeira natural, paredes de tijolinho e aquecendo o ambiente com tecidos com pelos, mantas, cobertas, tapetes peludinhos e tudo que é mais quentinho e nesse inverno a gente agradece não é mesmo?

Para entendermos mais sobre universo escandinavo, vamos analisar então o que é a Escandinávia. É uma região no norte da Europa que abrange a Dinamarca, a Suécia e a Noruega e pode abranger também a Finlândia, as ilhas Feroé e Islândia. Só de pensar que é no norte da Europa a gente já sente aquele frio! Surge então a necessidade de se aquecer. Já podemos concluir que o Estilo Escandinavo traz com ele a madeira natural, cores neutras e relaxantes, lareiras, tecidos que aquecem e tudo mais que traz aconchego para dentro de casa.

Podemos ter uma ideia do uso da madeira vendo as obras de Hans Wegner que foi designer de móveis dinamarquês. Alvar Aalto arquiteto finlandês reconhecido por suas obras com vertentes orgânicas e Arne Jacobsen, arquiteto e designer dinamarquês.

Os Elementos são únicos e apesar de minimalistas são bem expressivos.

Logo de cara podemos observar a paleta de cores bem clara. Pisos e paredes claras, móveis brancos ou neutros. A luz natural é muito fundamental nesse estilo, nas imagens conseguimos ver que além dos tons claros as janelas e portas são grandes, permitindo a entrada de luz natural. A luz artificial também é aplicada em luminárias em que predomina o minimalismo, a maioria consiste apenas da lâmpada, quando há cúpulas, normalmente são de materiais naturais como a madeira e elementos industriais como o ferro. E falando em ferro, armações de ferro são comuns, aplicadas nas cadeiras, mesas, estruturas metálicas compondo painéis vazados.

Há também a integração dos espaços, sem muitas limitações. Cozinhas e salas amplas, portas que expandem a visão de fora, com muitas plantas. Plantas! Muitas plantas! Em todo lugar! O estilo escandinavo valoriza a natureza, com arquitetura orgânica e funcional e objetos que remetem a natureza com elementos rústicos deixando o ambiente aconchegante e quente.

A funcionalidade desse estilo tira dos ambientes objetos desnecessário valorizando aqueles que são mais duradouros e também valorizam a sustentabilidade que vem da cultura do povo nórdico, em se adaptar ao ambiente de forma a não agredir a natureza e usar sua matéria prima de forma consciente. Faz parte da cultura pensar no SER humano, adotando políticas que valorizam o convívio em sociedade e o papel que cada um tem. A valorização pode ser vista na estrutura dos países e seus governos, A Dinamarca pensando na sustentabilidade global já vem desenvolvendo maneiras de tirar o papel-moeda de circulação, o governo investe em educação e pensa na renda familiar como no caso da Finlândia e vários países investem em medidas que barram o desperdício de materiais e comida. É um ótimo exemplo a seguir além da decoração e arquitetura.

E você que está pensando em mudar o estilo da sua casa e/ou da sua vida, que tal se inspirar no estilo escandinavo!

Imagens: Pinterest e Freshome

  • Black Twitter Icon
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Google+
ME SIGA
NOS SIGA
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Google+
BUSCA POR TAG'S
POSTS EM DESTAQUE
GALERIA DE IMAGENS
ARQUIVO
bottom of page