Tipos de Tinta


Na hora de preparar a lista de compras para a sua reforma ou construção e chegar na hora de escolher a tinta, saiba que não é somente a cor que está em jogo, mas principalmente o tipo. São diversas opções no mercado, mas como saber qual a mais indicada para a sua necessidade? É a composição da tinta que determina o tipo de superfície mais adequado para aplicá-la. Algumas tintas são indicadas para paredes internas, outras para ambientes úmidos, e tem até tintas próprias para superfícies de azulejos para banheiro e madeira. No geral, existem 6 tipos de tintas para usar no seu projeto. São elas: Látex PVA, Tinta Acrílica, Tinta Lavável, Tinta Epóxi, Tinta Inodora e Esmalte Sintético. A tinta látex PVA é um dos tipos de tinta para parede interna mais utilizados nos projetos atuais para ambientes internos, como sala e quartos, principalmente na cor branco neve. Com acabamento fosco, a base da tinta látex PVA é solúvel em água e tem secagem rápida – o que facilita muito a aplicação. Por outro lado, áreas úmidas (banheiro e cozinha) e externas não tem duração prolongada com esses tipos de tinta de parede.


A tinta acrílica é parecida com a tinta latex pva, pais ambas são a base de água e secam rápido. Só que esta opção é um dos tipos de tinta para parede interna impermeáveis. Sendo assim, você pode usar tranquilamente a tinta acrílica para áreas úmidas como o banheiro ou a área externa. No mercado encontra-se com três acabamentos diferentes: o fosco, acetinado e semibrilho. Os tipos de tinta de parede laváveis, como o próprio nome indica, são as mais fáceis de limpar. Se você tem crianças em casa, compensa investir nesses tipos de tinta para ambientes internos. A tinta epóxi é resistente a produtos químicos e a umidade, por conta disso, ela pode ser usada em ambientes úmidos, como o banheiro, cozinha e área externa. Outra vantagem da tinta epóxi é que ela pode ser usada em pisos e azulejos. A tinta inodora, diferente do que seu nome diz, até tem odor, mas somente até 3 horas após a aplicação. Ela é indicada especialmente para reformas onde demais cômodos do imóvel estão em uso por moradores ou funcionários. Tem nas opções fosco e acetinado. Por fim, o esmalte sintético que é um dos tipos de tinta mais utilizados para madeira e ferro. Como pode perceber, ela é muito resistente. Assim como outros tipos de tinta que citamos por aqui, a tinta sintética é à base de água e solvente. A secagem é rápida e o cheiro não é tão forte. É uma tinta prática de aplicar.


Fale com o arquiteto ou arquiteta responsável por seu projeto qual são os tipos de tinta e cores mais indicados para a sua obra.













  • Black Twitter Icon
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Google+
ME SIGA
NOS SIGA
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Google+
BUSCA POR TAG'S
POSTS EM DESTAQUE
GALERIA DE IMAGENS

1/9
ARQUIVO