Casa: vale a pena construir?

A resposta simples para essa pergunta é: varia conforme a preferência do consumidor. Por outro lado, uma segunda opinião sempre é bem-vinda, não é? Por exemplo, qual o tipo de imóvel desejado? E a localização? Mas em geral, sim, vale muito a pena construir o seu imóvel, em vez de adquiri-lo.
Você sabia que construir o seu imóvel custa em media apenas 30% do valor pago num imóvel pronto ou na planta? É claro que para que essa vantagem se concretize, no entanto, é necessário que o futuro morador saiba planejar na aquisição de materiais, na contratação de profissionais - como um arquiteto para o projeto - e empresas qualificadas.
Além disso, outra vantagem de construir a casa própria é, claro, a possibilidade de deixá-la exatamente do jeito que sempre sonhou. É possível escolher desde a quantidade, tamanho e a disposição de cada cômodo até a voltagem e a quantidade de tomadas, bem como o tipo de piso, do revestimento, das portas, entre outros.
Por outro lado, é preciso considerar alguns inconvenientes, como a maior dificuldade em conseguir crédito, se comparado com a aquisição de um imóvel pronto. Além disso, será preciso estudar todos os fatores relacionados à obra em si, incluindo: materiais, mão-de-obra, terreno, alvarás, projeto arquitetônico, laudo de engenheiro civil, etc. Porém, caso você se planeje em todas as etapas, poderá residir na casa com que sempre sonhou, além de obter uma grande economia.