top of page

Torneiras - O Charme da Sua Cozinha e Banheiro

Você sabia que as torneiras estão bem diferentes do que estamos acostumados a ter? Com muitos modelos e funcionalidades diferentes, as torneiras de design agregam um charme a mais na sua cozinha ou banheiro. No momento da compra de torneiras surgem muitas dúvidas, pois no mercado existem vários modelos e para cada caso, existe o mais indicado. Com o auxílio de um profissional Arquiteto ou Designer de Interiores, com projetos bem definidos, não tem como errar nessa escolha.

Misturador e monocomando. E agora? A torneira convencional tem um só manípulo (alavanca de abertura) ou seja, monocomando, que libera somente água fria. O misturador, como o nome diz, mistura água quente com água fria podendo ser monocomando (uma alavanca) ou duplo comando (duas alavancas). E o modelo que um Arquiteto ou Design de Interiores indicaria para a sua Cozinha e Banheiro? Veja abaixo.

Torneira de Mesa ou de Parede?

Entre tantas opções, as torneiras de mesa, instaladas na bancada ou na cuba, são as mais indicadas para aquelas cozinhas e banheiros com cubas de embutir ou de sobrepor, pois são mais fáceis de usar e se houver algum problema o reparo é facilitado. Para banheiros com cuba de apoio, as torneiras de mesa com bica alta deixa a composição mais interessante.

As torneiras de parede são indicadas para banheiros e lavabos, deixando o ambiente sofisticado. Muitos instalam no frontão (espelho) de pedra da bancada ou no espelho - nesse caso, deve-se ter muito cuidado na hora da instalação para não trincar ou quebrar o espelho. Elas não são tão indicadas para cozinhas.

E a Torneira Gourmet, que os Arquitetos e Designers de Interiores tanto falam?

As torneiras Gourmet (indicadas para Cozinhas e Espaço Gourmet) oferecem ducha extensiva flexível de longo alcance com jato spray de alta performance. Misturador com água quente em alguns modelos com saída na mesma torneira, controle gradual de temperatura e saída independente para água filtrada, onde o filtro pode ser instalado sob a pia. Elas são muito indicadas para cozinhas e banheiros sofisticados.

Várias torneira, tanto para cozinhas ou banheiros, possuem o arejador, que é uma peça localizada na ponta da bica da torneira. Ele adiciona ar ao jato de água, reduzindo o volume de saída em até 50% e garantindo que seja suficiente para o uso sem desperdiçar muita água. Reduz o seu custo e contribui com a natureza, algo que todo bom Arquiteto ou Design de Interior precisa oferecer como opção ao seu cliente.

Na cozinha, a torneira deve ser instalada com espaço confortável entre a bica da torneira e a cuba. O espaço mínimo deve ser de 30cm, ou melhor, suficiente para lavar louças e alimentos. Por regra, todo o jato de água deve ser direcionado para o ralo da cuba, evitando respingos e ajudando no escoamento da água. No banheiro, o espaço entre a bica da torneira e a cuba deve ser o suficiente para lavar as mãos confortavelmente. O jato de água, em todo o caso, deve ser direcionado para o ralo da cuba, para que os respingos e o tamanho da torneira deve ser proporcional ao tamanho da cuba. Verifique essas dicas com seu Arquiteto ou Design de Interior.

Proporção também conta na decoração. Se sua cozinha for mais tradicional, uma torneira simples se encaixa melhor. Se sua cozinha for requintada, invista em uma torneira gourmet. Nos banheiros vale a mesma regra, banheiros mais clássicos com torneiras de design mais curvas e banheiros modernos com torneiras de design mais retas e arrojadas.

Existem muitos acabamentos e cores, o Dourado e o Preto estão em alta na decoração. Pode ser fosco ou com brilho. Quadrado ou redondo. É só combinar com o restante da decoração!

  • Black Twitter Icon
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Google+
ME SIGA
NOS SIGA
  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Google+
BUSCA POR TAG'S
POSTS EM DESTAQUE
GALERIA DE IMAGENS
ARQUIVO
bottom of page